Gestão em Indústrias Lácteas

industriaslacteas

Denominação do curso: Curso Superior Sequencial em Gestão em Indústrias Lácteas

Os cursos superiores sequenciais de complementação de estudos são cursos de menor duração, com um viés profissionalizante, alternativa para a formação superior e o rápido ingresso no mercado de trabalho. Esta modalidade visa atender de forma rápida, eficaz e eficiente ao nicho de mercado globalizado atual, haja vista a impossibilidade de se ter uma oferta em curto prazo dos cursos tradicionais superiores (graduação). Vale a ressalva, que o curso sequencial não propõe substituir ou concorrer com as graduações, mas sim complementar e atender uma necessidade premente do mercado.

Coordenador do curso: Sérgio Monteiro de Castro
E-mail: centralderelacionamento@faclions.org
Data de inicio: 1ºsem. 2016
Turno: Matutino – Noturno e sábado
Carga horária e duração:  730h / 12 meses
Local do curso: Faculdade Lions unidade FAMA

Principais áreas de atuação da IES:

Ciências Humanas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Computação e Informática, Ciências Econômicas.

Objetivos do curso:

O Curso Sequencial de Complementação de Estudos em Gestão em Pequenas Indústrias Lácteas, tem por objetivo, capacitar, preparar e inserir no mercado profissionais qualificados, com uma visão administrativa, voltada para o nicho de mercado que ainda atua de maneira artesanal, com a finalidade de inserir técnicas e ferramentas empreendedoras e  otimizadoras, permitindo assim uma melhor competitividade no cenário econômico.

O Profissional em Gestão em Pequenas Indústrias Lácteas deve ser capaz de:

  • Auxiliar no aumento da produção leiteira associado à preservação do meio ambiente, com capacidade de abordar as características dos impactos ambientais dentro de um contexto socioeconômico relevante, promovendo, assim, a gestão em produção leiteira nos processos produtivos, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social.
  • Atuar como gestor de equipes multidisciplinares em órgãos governamentais, organizações não governamentais e empreendimentos rurais e industriais, tais como: fazendas, chácaras, sítios, fundações escolas, complexos agroindustriais, consultorias e de certificação em Laticínios. Utilizará dos princípios da administração e o domínio dos conceitos, técnicas e ferramentas da qualidade pecuária, contribuindo no planejamento, desenvolvimento, financiamento e execução de projetos de gestão em negócios leiteiros, através da formulação de estratégias, avaliação de trabalhos com riscos e impactos ao meio ambiente, analisando o ciclo de vida de produtos, qualidade do ambiente de trabalho e produção agrícola sustentável e competitível.

Grade curricular:

Período* Disciplinas Carga Horária Curso (s) de Graduação a que se vincula
1 Metodologia Científica 50 Administração
1 Língua Portuguesa 50 Administração
1 Matemática Aplicada 50 Administração
1 Teorias da Administração 50 Administração
1 Psicologia social e Organizacional 50 Administração
2 Responsabilidade Socioambiental 50 Administração
2 Tratamento de Resíduo e Controle da Qualidade 50 Administração
3 Gestão e Economia das Pequenas Indústrias Lácteas 50 Administração
3 Gestão de Qualidade na Indústria de Alimentos 50 Administração
3 Tecnologia de Pequenas Indústrias Lácteas 50 Administração
3 Instalações e Equipamentos de Pequenas Indústrias Lácteas 50 Administração
3 Gerenciamento Ambiental nas Pequenas Indústrias Lácteas 50 Administração
3 Atividades Complementares 130 Administração
TOTAL DE HORAS 730 horas