Pedagogia

É a Melhor Opção?

É o curso destinado para quem quer dar aulas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O pedagogo entende dos sistemas e métodos de ensino, do processo de aprendizagem, da condução de assuntos educacionais e de administração escolar. Assim, além de lecionar para esses níveis iniciais de ensino, os pedagogos também podem desempenhar outras funções, como: administração escolar, coordenação pedagógica, educação especial, pedagogia empresarial e pedagogia hospitalar.

http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/pordentrodasprofissoes/category/pedagogia-2/

O que é ser bacharel em pedagogia?

Curso de Graduação em Pedagogia tem como vocação o desenvolvimento no exercício da docência na educação infantil,  educação fundamental, educação especial, educação do campo, educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, educação escolar quilombola; buscando a alfabetização para o letramento, nos currículos e programas, na metodologia de pesquisa científica, gestão educacional, avaliação, com possibilidades de expansão de mercado como em  empresa, hospital, a assistência social assim como a inspiração no resguardo dos direitos humanos e na concepção humana, conforme item X do artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia de 21 de fevereiro de 2006.

A superação da fragmentação do saber tem se constituído num grande desafio para os educadores que acreditam na possibilidade de ensinar um novo paradigma educacional, paradigma este que se firma na busca pela totalidade do conhecimento.

O Curso de Pedagogia foi idealizado dentro de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que concebe a necessidade de preparar profissionais competentes, éticos e críticos para o mercado de trabalho, além de entender igualmente que é preciso oferecer à sociedade regional e brasileira cidadãos comprometidos com o seu desenvolvimento.

Quais as características necessárias para ser um bom bacharel em pedagogia?

O pedagogo precisa: demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; portanto o pedagogo precisar estar preparado para os diversos cenários apresentados em sala de aula e outros ambientes de atuação.

Sobre o Curso

Introduzir a concepção do ensino por competências, com o objetivo de formar profissionais que atendam às necessidades e desafios do mercado de trabalho, maior potencial para convivência humanística, articulados com as organizações sociais, natureza e cultura.

A Faculdade Lions propõe o curso de Graduação em Pedagogia com objetivo de atender a demanda de profissionais dessa área. Este curso une, ao mesmo tempo, uma formação profissional ampla a uma filosofia pautada nas questões éticas e de cidadania e questões culturais, o que oportuniza a formação dos valores dos futuros profissionais da educação.

Objetivos Específicos

No exercício da educação infantil; dos anos iniciais; do ensino fundamental e da formação pedagógicas do profissional docente; na gestão do trabalho pedagógico, na educação formal e não-formal.

Na formação do pedagogo que, a partir da compreensão e da análise do todo em que se constitui a organização do trabalho educativo, seja capacitado para atuar na docência e na gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais.

O trabalho pedagógico será o principal articulador dessa formação, sendo a docência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a base da organização curricular e da identidade profissional.

Informações Gerais

Matriz Curricular

  • Ano: 2017
Mercado de Trabalho

O curso de Pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino. O pedagogo trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tendo dois grandes campos de atuação:

  • Os novos cenários de atuação do Pedagogo, que se delineiam para além do campo escolar, tendo em vista as demandas contemporâneas da sociedade.
  • Visa socializar novos conhecimentos sobre o campo educativo que o profissional pedagogo precisa adquirir para atender às diferentes áreas de atuação, tais como hospitalar, empresarial e social, que demandam sua orientação pedagógica. Para tanto, são aproveitados os estudos e as discussões realizadas sobre o cenário que atualmente é vislumbrado pelo pedagogo.

Compreende-se que o campo de atuação do profissional da educação, o pedagogo, vai além da sua prática nas escolas, uma vez que o processo educacional está presente em diferentes espaços sociais e o seu olhar educativo contribui para a transformação da sociedade. Acompanha o processo de aprendizagem e aptidões dos alunos, podendo ainda trabalhar com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando na sua inclusão social, significa optar pela educação e aprendizado constante, pois Pedagogia é o ato de educar e transformar pessoas do bem, verdadeiros cidadãos.