Pedagogia

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Pedagogia é a melhor opção? Informações Gerais Objetivo do curso Mercado de Trabalho Matriz curricular Critérios de Avaliação

É o curso destinado para quem quer dar aulas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). O pedagogo entende dos sistemas e métodos de ensino, do processo de aprendizagem, da condução de assuntos educacionais e de administração escolar. Assim, além de lecionar para esses níveis iniciais de ensino, os pedagogos também podem desempenhar outras funções, como: administração escolar, coordenação pedagógica, educação especial, pedagogia empresarial e pedagogia hospitalar.

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 O que é ser bacharel em Pedagogia?

Curso de Graduação em Pedagogia tem como vocação o desenvolvimento no exercício da docência na educação infantil,  educação fundamental, educação especial, educação do campo, educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, educação escolar quilombola; buscando a alfabetização para o letramento, nos currículos e programas, na metodologia de pesquisa científica, gestão educacional, avaliação, com possibilidades de expansão de mercado como em  empresa, hospital, a assistência social assim como a inspiração no resguardo dos direitos humanos e na concepção humana, conforme item X do artigo 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia de 21 de fevereiro de 2006.

A superação da fragmentação do saber tem se constituído num grande desafio para os educadores que acreditam na possibilidade de ensinar um novo paradigma educacional, paradigma este que se firma na busca pela totalidade do conhecimento.

O Curso de Pedagogia foi idealizado dentro de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que concebe a necessidade de preparar profissionais competentes, éticos e críticos para o mercado de trabalho, além de entender igualmente que é preciso oferecer à sociedade regional e brasileira cidadãos comprometidos com o seu desenvolvimento.

Quais as aptidões necessárias para ser um bacharel em Pedagogia?

O pedagogo precisa: demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; portanto o pedagogo precisar estar preparado para os diversos cenários apresentados em sala de aula e outros ambientes de atuação.

  • Duração: 4 anos
  • Turno: Matutino e Noturno
  • E-mail: coord.adminsitracao@faclions.org

Introduzir a concepção do ensino por competências, com o objetivo de formar profissionais que atendam às necessidades e desafios do mercado de trabalho, maior potencial para convivência humanística, articulados com as organizações sociais, natureza e cultura.

A Faculdade Lions propõe o curso de Graduação em Pedagogia com objetivo de atender a demanda de profissionais dessa área. Este curso une, ao mesmo tempo, uma formação profissional ampla a uma filosofia pautada nas questões éticas e de cidadania e questões culturais, o que oportuniza a formação dos valores dos futuros profissionais da educação.

Objetivos Específicos

No exercício da educação infantil; dos anos iniciais; do ensino fundamental e da formação pedagógicas do profissional docente; na gestão do trabalho pedagógico, na educação formal e não-formal.

Na formação do pedagogo que, a partir da compreensão e da análise do todo em que se constitui a organização do trabalho educativo, seja capacitado para atuar na docência e na gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais.

O trabalho pedagógico será o principal articulador dessa formação, sendo a docência, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a base da organização curricular e da identidade profissional.

Mercado de Trabalho

O curso de Pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino. O pedagogo trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tendo dois grandes campos de atuação:

  • Os novos cenários de atuação do Pedagogo, que se delineiam para além do campo escolar, tendo em vista as demandas contemporâneas da sociedade.
  • Visa socializar novos conhecimentos sobre o campo educativo que o profissional pedagogo precisa adquirir para atender às diferentes áreas de atuação, tais como hospitalar, empresarial e social, que demandam sua orientação pedagógica. Para tanto, são aproveitados os estudos e as discussões realizadas sobre o cenário que atualmente é vislumbrado pelo pedagogo.

Compreende-se que o campo de atuação do profissional da educação, o pedagogo, vai além da sua prática nas escolas, uma vez que o processo educacional está presente em diferentes espaços sociais e o seu olhar educativo contribui para a transformação da sociedade. Acompanha o processo de aprendizagem e aptidões dos alunos, podendo ainda trabalhar com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando na sua inclusão social, significa optar pela educação e aprendizado constante, pois Pedagogia é o ato de educar e transformar pessoas do bem, verdadeiros cidadãos.

CH Semestral
1º Período
História da Educação – parte I 60
Sociologia da Educação 60
Psicologia da Educação – parte I –  Desenvolvimento infantil 60
Língua Portuguesa 60
Relações e Pluralidade Étnico Raciais 60
Prática Pedagógica – parte I 40
Carga horária das disciplinas                                                                                                  340
Atividades Complementares I 25
Total 365
 
2º Período
História da Educação – parte II 60
Ética e Filosofia da Educação 60
Psicologia da Educação – parte II – Aprendizagem 60
Matemática Aplicada 60
Metodologia do Trabalho Científico 60
Prática Pedagógica – parte II 40
Carga horária das disciplinas                                                                                                  340
Atividades Complementares II 25
Total 365
 
3º Período
Fundamentos e Metodologia de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – parte I 60
Fundamentos e Metodologia de Geografia Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60
Didática I 60
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil 60
Recreação, arte e movimento 60
Prática Pedagógica – parte III 40
Carga horária das disciplinas                                                                                                  340
Atividades Complementares III 25
Total 365
 
4º Período
Fundamentos e Metodologia de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – parte II 60
 Alfabetização e letramento – parte I 60
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – parte I 60
Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60
Prática Pedagógica – parte IV 60
Carga horária das disciplinas                                                                                                  300
Atividades Complementares IV 25
Total 325
 
5º Período
Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – parte II 60
Fundamentos e Metodologia de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 60
Fundamentos da Educação Inclusiva 60
Didática II 60
Estágio – Educação Infantil e Inclusão 100
Prática Pedagógica – parte V 60
Carga horária das disciplinas                                                                                                  400
Atividades Complementares V 25
Total 425
 
6º Período
Currículo e Avaliação 60
Alfabetização e Letramento II 60
Políticas e Legislação Educacional 60
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 60
Estágio – Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA – parte I 100
Prática Pedagógica – parte VI 60
Carga horária das disciplinas                                                                                                  400
Atividades Complementares VI 25
Total 425
 
7º Período
Fundamentos Econômicos e Financiamento da Educação 60
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 60
Responsabilidade Socioambiental 60
Trabalho de Conclusão de Curso – parte  I 140
Estágio – Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA     parte II 100
Prática Pedagógica – parte VII 40
Carga horária das disciplinas                                                                                                  460
Atividades Complementares VII 25
Total 485
 
8O. Período
Educação, Comunicação e Mídia 60
Gestão Educacional  e  Escolar 60
Trabalho de Conclusão de Curso – parte II 160
Estágio – Coordenação Pedagógica e  Gestão Escolar 100
Prática Pedagógica – parte VIII 60
Carga horária das disciplinas                                                                                                  440
Atividades Complementares VIII 25
Total 465
Total 3.220h/a

Critérios de Avaliação

Instrução Normativa nº01/2017, de 03 de janeiro de 2017.

 Estabelece o sistema de avaliação da aprendizagem discente, dos cursos de graduação da Faculdade Lions.

O Diretor Geral e Diretora Acadêmica da FacLions, no uso de suas atribuições, RESOLVEM:

 Art. 1º – Estabelecer que o sistema de avaliação da aprendizagem discente, dos cursos de graduação, será assim constituído:

  • AP1 – Avaliação Parcial (A ser aplicada no primeiro bimestre)
  • AP2 – Avaliação Parcial (A ser aplicada no segundo bimestre)
  • AVI – Avaliação Integradora

 Art. 2º – Será aprovado o aluno que ao longo do semestre conseguir média final (MF1), maior ou igual a 6,0 (seis) obtida da soma de AP1, AP2 mais AVI.

Sendo:

AP1= NT (Nota de Trabalhos) + NP (Nota da Prova) = 10 pontos vezes 0,4 = 4.0 pontos

AP2= NT (Nota de Trabalhos) + NP (Nota da Prova) = 10 pontos vezes 0,6 = 6,0 pontos

AVI = Avaliação Integradora = 2,0 pontos

 RESUMINDO:

Fórmula 1: AP1 = (NP+NT) x 0,4 = 4,0

Fórmula 2: AP2 = (NP+NT) x 0,6 = 6,0

Fórmula Final: MF1= AP1 + AP2 + AVI ≥ 6,0

 1º – Os pesos para cada item da fórmula ficam assim determinados:

NT (Nota de Trabalhos, que poderão ser: trabalhos escritos, seminários, banners, painéis, arguições orais, debates e participação em eventos da Faclions) para AP1 = 2,0 (dois) pontos NT (Nota de Trabalhos, que poderão ser: trabalhos escritos, seminários, banners, painéis, arguições orais, debates e participação em eventos da Faclions) para AP2 = 2,0 (dois) pontos. NP (Nota de Prova) tanto para AP1quanto para AP2 = 8,0 (oito) pontos.

AVI (Avaliação Integradora) = 2,0 (dois) pontos, não sendo atribuída para as disciplinas de Núcleo de Prática Jurídica, Monografias, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionados.

  • – Caso a média ultrapasse a nota 10,0 (dez), não haverá remanejamento da nota para outra disciplina ou semestre.
  • – A AVI será aplicada em data estabelecida em calendário, pelo professor que estiver ministrando aula, na turma, na data marcada.
  • – As médias são apuradas até a primeira casa decimal, com arredondamento.
  • – Em casos, que o aluno perder uma das avaliações de AP1 ou AP2, ele poderá solicitar a realização da avaliação substitutiva, contemplando todo o conteúdo do semestre letivo, em data estabelecida no calendário acadêmico.
  • – A avaliação substitutiva terá data estabelecida em calendário e será composta somente por questões subjetivas e sem consulta.
  • – A Avaliação de AVI não terá substitutiva.
  • – O aluno terá no máximo 1 (uma) hora de tolerância para entrar na sala após início da prova, depois desse período não será permitida a sua entrada.
  • 9º – Nenhum aluno poderá deixar a sala de aula, em dia de prova, antes de decorrida 01 (uma) hora da realização da mesma.

 PARÁGRAFO ÚNICO: A fórmula de pesos não se aplica para as Disciplinas de TCC.

 Art. 3º – Independentemente dos demais resultados, é reprovado na disciplina, o aluno que não obtiver frequência de, no mínimo 75% (setenta e cinco) das aulas e demais atividades realizadas.

Art. 4o – O aluno que deixar de comparecer às avaliações de AP1 ou AP2, poderá realizar prova substitutiva, desde que requerida no prazo previsto em calendário acadêmico e realizado o pagamento estabelecido pela Diretoria Financeira.

Art. 5º – O Pagamento da taxa estabelecida pela Diretoria Financeira, somente será isento nos seguintes casos:

  1. Motivos de doença, comprovado com atestado médico e que estejam contempladas e amparadas pelo Decreto 1.044/69;
  2. Óbito de familiar, sendo de primeiro grau de parentesco (pai, mãe e filhos).

Art. 6º – Para resolver futuros problemas em relação às notas, todas as provas (AP1, AP2 e atividades (trabalhos) que o professor tenha desenvolvido em sala e atribuído nota, deverão ser devolvidos aos alunos e os mesmos deverão guardá-los até que o seu diploma seja emitido. Em caso de solicitação de revisão de notas, cópias destes documentos serão solicitadas.

Art. 7º – O processo de revisão de provas será encaminhado ao professor da disciplina para se pronunciar, após seu conhecimento, a coordenação do curso nomeará uma comissão composta de no mínimo dois membros do corpo docente da respectiva área e, sob a presidência de um dos membros, proceder a revisão e dar o parecer final no prazo máximo de cinco dias úteis após nomeação.

  • – O processo de revisão será na prova ou trabalho em sua totalidade, podendo a nota ser alterada para mais ou para menos. Não haverá processo de revisão para questões da prova ou partes de trabalhos.
  • – Esta revisão será realizada em caráter final, não podendo haver nova solicitação para a mesma disciplina.
  • – O prazo para solicitação do processo de revisão de faltas e notas (AP1, AP2 e será até 5º (quinto) dia da publicação de cada nota no site da Instituição, conforme calendário acadêmico. Não serão aceitos pedidos de semestres anteriores.
  • – Para as atividades avaliativas do Núcleo de Prática Jurídica o pedido de revisão de nota, deverá ser pautado com a indicação de qual atividade a ser analisada, devendo o aluno fundamentar o pedido dizendo o porquê do pedido e justificando. Não será aceito pedido de forma genérica.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 8º – Os casos omissos nesta Instrução Normativa serão resolvidos pela Direção da Faculdade Lions.

Art. 9° – Esta Normativa entre em vigor a partir do dia 03 de janeiro de 2017 e revoga a todas as resoluções em contrário.

Goiânia, 03 de janeiro de 2017.