O Grito do Ipiranga – A Independência do Brasil

O Grito do Ipiranga – A Independência do Brasil

Um grito às margens do Rio Ipiranga há 196 anos atrás marcava a independência do Brasil. Dom Pedro, o príncipe regente, vinha tomando decisões contrárias aos interesses de Portugal, o que deixou nossos colonizadores um tanto quanto chateados.

Tentando reverter a situação, com o intuito de recolonizar o Brasil, o Império Português pressionava de todos os modos a volta de Dom Pedro para Portugal. Mas indo contra todas as investidas o príncipe se recusou, desacatando as Cortes e declarando oficialmente: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Isso aconteceu em 9 de janeiro de 1822, o dia ficou conhecido na história como o “Dia do Fico” e foi a chave para a futura independência.

Mas a pressão continuava muito forte e Dom Pedro se via forçado a declarar o rompimento. Em 3 de junho de 1822, o príncipe convocou a Primeira Assembleia Constituinte Brasileira, em 1º de agosto do mesmo ano declarou que as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil eram inimigas. Pouco tempo depois assinou o Manifesto às Nações Amigas, que cortava laços com a as cortes de Lisboa e garantia a independência do Brasil. Mas tudo isso não foi visto com bons olhos por Portugal.

Para tentar resolver os conflitos políticos nas províncias, Dom Pedro fazia uma viagem com sua comitiva. No dia 7 de setembro de 1822 eles voltavam de Santos e iam em direção a São Paulo, quando depois de uma parada, Dom Pedro foi surpreendido ao receber um maço de cartas de Portugal com grande represália, que exigia seu retorno imediato e dizia que limitariam sua autoridade dentro do Brasil.

Irado, Dom Pedro I, rasgou as cartas e gritou “Independência ou Morte!” declarando finalmente a separação do Brasil de Portugal. Em 12 de outubro de 1822 foi aclamado Imperador do Brasil sendo coroado em 1º de dezembro do mesmo ano, dando início ao Império do Brasil. Claro que a separação não foi bem recebida, nem aceita pela Corte Portuguesa. Somente depois da assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre Portugal e Brasil por dom João VI em 1825, foi que a independência do Brasil foi reconhecida.

Desde o Primeiro Império a data é comemorada relembrando o ato da separação entre Portugal e Brasil. O feriado sempre é marcado por desfiles cívicos por todo o país. E você como vai comemorar a data?

No Comments

Post A Comment