É a Melhor Opção?
Desde a implantação da Lei nº. 11.638, de 2007, e com a convergência das normas contábeis e internacionais, novas habilidades e competências serão exigidas do profissional da área contábil. Profissional este que deve ser formado para trabalhar em qualquer parte do mundo, tendo em vista a globalização cada vez mais acerelada no mundo dos negócios.
Diante desta realidade, o curso de Ciências Contábeis pretende de responder a estas novas exigências para a formação de um profissional cada vez mais voltado para a contabilidade gerencial e que tenha habilidades e competências para participar do processo decisório dentro das organizações.
A criação do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis nasceu do anseio e da necessidade da comunidade regional, bem como da determinação política e acadêmica da Faculdade Lions em conjunto com a sociedade, fazendo avançar a contribuição acadêmica para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento social e científico de toda a sua região.
As relações entre a prática da vida cotidiana, as tecnologias da sociedade pós-moderna e o cultivo de valores éticos assumem papel relevante no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, demandando uma estrutura didático-pedagógica e curricular mais flexível, facultando ao graduando inúmeras opções de conhecimento e possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Não obstante, a formação visa a desenvolver não só as competências necessárias para o desempenho profissional, mas também a uma abordagem pedagógica promotora da autonomia do aluno que considere a articulação entre ensino, pesquisa e extensão de forma consistente.
Assim, o Curso de Ciências Contábeis foi pensado como espaço de formação profissional, de pesquisa, aquisição e produção de conhecimento relacionado ao ensino da Ciência Contábil, levando-se em consideração as constantes transformações sociais, econômicas e políticas nacionais e internacionais, enfatizando a integração entre ensino, pesquisa e extensão, em todos os seus aspectos, e desta forma possibilitar a formação do profissional contábil.
O objeto principal do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis é o ser humano e suas relações em seus múltiplos aspectos. A inter-relação ensino, pesquisa e extensão oferecem ao bacharelando a oportunidade de adquirir competência e habilidades mais amplas para lidar com as diversas situações estudadas pelas diferentes áreas da contabilidade, permitindo-lhe um desempenho consciente, produtivo, adequado e profissional.
O estudo da Ciência Contábil assume papel especial nesse momento de intensas mudanças na legislação contábil aliado a um processo acelerado de avanço tecnológico, onde a velocidade das informações é cada vez mais exigida, pois é o grande diferencial no processo decisório. Diante desta ótica, o mercado necessita de um profissional que não só tenha conhecimento da contabilidade, mas que esteja também preparado para tomar decisões, seja crítico, consiga trabalhar em equipe, tenha flexibilidade, liderança, conhecimento, saiba comunicar e lidar com novas tecnologias, além de possuir um saber interativo, capaz de se adaptar ao ambiente cada vez mais competitivo.
O que é ser bacharel em Ciências Contábeis?
O mundo atual exige um conhecimento diversificado, contextualizado, capaz de possibilitar ao ser humano uma convivência crítica com as mudanças aceleradas que vêm ocorrendo, em escala mundial e sem precedentes, na história, nas relações sociais e no campo da ciência e da tecnologia, motivadas pela globalização.
O profissional deverá possuir competências que façam com que tenha visão interdisciplinar, desejo veemente de inovação, flexibilidade, iniciativa, associatividade e, sobretudo, inclinação para o aprendizado continuado, a fim de que possa atuar na ambiência multiplicadora de um crescimento intenso, baseado na inovação e na difusão de novas tecnologias. Assim, o Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis propõe um cuidado especial na análise da realidade e das necessidades presentes enquanto processo que se estabelece, isto é, uma preocupação com a questão do gerenciamento da qualidade do curso, na estratégia para o seu desenvolvimento e na preocupação com a participação de todos os seus segmentos; o que está presente em seu regimento quando estabelece os diferentes níveis de participação do corpo docente e discente.
Ainda procura dar ênfase a situações mais abrangentes, tratar dos fins, desenvolver a criatividade, buscar a eficiência e a eficácia; dar-se conta das crises, pois a partir daí pode-se firmar a ideia de que não há força maior para incrementar a qualidade do que a crença sempre ligada a uma missão e ao desejo de pertença facilitados por uma metodologia participativa.
Todo o desenvolvimento do Curso de Ciências de Contábeis, através de diferentes estratégias convergentes ou divergentes do ponto de vista de sua realização, virá responder à busca da excelência humana, ou seja, com homens éticos, solidários, comprometidos com o coletivo e com a melhoria na qualidade de vida. Busca também a competência técnica, elemento base para a contínua atualização, necessária para manejar e produzir novos conhecimentos. Outro elemento importante é o dar-se conta de que deve buscar sua inserção no mundo produtivo econômico, podendo assim participar das definições, do crescimento social, econômico e político, trazendo, contudo, exigências claras sobre o Ensino Superior, também em termos regionais e buscando corresponder a desafios específicos ou à superação de lacunas preocupantes.
A atuação da Instituição pauta-se na razão direta da qualidade e quantidade de alternativas e serviços colocados ao alcance da comunidade, com sugestivas respostas às demandas e anseios emergentes da sociedade. Esta atuação assume maior destaque, se considerarmos que a Faculdade Lions encontra-se situado na capital do Estado, que é marcada pela pluralidade de características e ocupa uma posição estratégica no cenário nacional e internacional.
Desta forma, justifica-se a pesquisa científica apresentada como atividade fundamental no processo educativo por produzir conhecimentos sobre uma realidade cada vez mais dinâmica e complexa, necessária ao profissional do futuro. Indissociada, a extensão permite um intercâmbio da Instituição com a comunidade na qual está inserida, através da difusão de conhecimentos e da prestação de serviços, favorecendo a formação do profissional do futuro com uma sólida base humanística, científica e tecnológica, indispensável à busca constante da libertação do homem, e do aprimoramento da sociedade, com capacidade e conhecimento para trabalhar de modo inovador.