Estética e Cosmética

É a Melhor Opção?

Desde o dia 07 de março de 2018, a Câmara dos Deputados regulamentou a profissão de Esteta Cosmetólogo no País, onde passou-se a exigir do profissional diploma de graduação em curso de nível superior com concentração em estética e cosmética.

Com a graduação em Estética e Cosmética você aprende as técnicas e procedimentos para manutenção e melhoria da beleza nas áreas de maquiagem, estética capilar, facial e corporal.

O que é ser Cosmetólogo?

O esteticista é um profissional especializado em beleza e bem-estar. Ele atua no tratamento e embelezamento corporal, facial e capilar. Ele pode atuar em centros de estética, salões de beleza, SPAs, clínicas e hospitais auxiliando nutricionistas, dermatologistas, fisioterapeutas e cirurgiões.

Além de questões estéticas, o esteticista auxilia pacientes em tratamentos pós-cirúrgicos e vítimas de queimaduras.

Quais as características para ser um bom Esteta Cosmetólogo?

O diferencial do profissional esteta cosmetólogo está na sua personalização  e no seu trabalha para criar uma marca única que seja referência no mercado, e o caminho para quem deseja entrar na competitividade do mercado cada vez mais igual em termos de recursos, estrutura, tecnologia, preços e tratamentos está no seu conhecimento, pois “o que você tem qualquer um pode ter. O que você é ninguém pode ser” (Eduardo Ferraz). Para isso é necessário ter algumas competências, entre elas:

Curiosidade: “O profissional com expertise em aprender, tem a humildade de descortinar novas oportunidades de aprendizado e é capaz de traçar objetivos de evolução. Ele cria novas experiências e pensa sobre elas, transformando o que viveu em práticas positivas, iniciando depois novos ciclos de aprendizado” (Abílio Diniz);

Criatividade: A qualificação técnica, associada às tecnologias e recursos disponíveis de nada serve, se não contar com o processo criativo do profissional capacitado, que será capaz de estabelecer a melhor combinação de ambos na busca de resultados e soluções;

Empatia: Colocar-se no lugar do seu cliente fazendo por ele aquilo gostaria que fosse feito com você. Ouvir 80% e falar 20% é a regra para quem deseja criar uma relação de confiança com o cliente no momento da avaliação. É preciso ouvir, entender as reais necessidades do ponto de vista do cliente, respeitando o que é importante para ele, sem julgar ou deduzir que sabe mais do que o próprio cliente,

Humildade: Ter humildade profissional é enxergar além da sua formação, e número de títulos conquistados. É a capacidade sincera e madura de enxergar oportunidade de desenvolvimento em si mesmo continuamente. É investir no autoconhecimento, na atualização constante de conhecimento técnico e desenvolvimento comportamental.

Ousadia: Arriscar é sair do fluxo. Abrir a mente para um mundo novo, cheio de possibilidades ainda não exploradas pela grande maioria hipnotizada pelos antigos paradigmas. Arriscar é criar novas alternativas profissionais, criar novas demandas, arriscar em novos segmentos e áreas, ser empreendedor do seu sonho, gerar novas necessidades e ideias, explorar o intocado.

Paixão: Paixão é a força que impulsiona, encanta, contamina e conquista. Quando a paixão alimenta nosso propósito profissional, a trajetória e desafios não são fardos, são aprendizados que nos aproximam mais rapidamente do nosso sonho. Assim, sentir paixão pelo que fazemos constitui hoje um diferencial.

Sobre o Curso

O curso é pautado por atividades teóricas e práticas desde o início, e deverá manter o corpo docente sempre motivado a expressar em sala de aula suas experiências pessoais diante da linha de trabalho desempenhado em seu ambiente de trabalho clínico. Além da disposição de laboratórios, aparelhos e materiais diversos de última geração.

Finalidade/Objetivo do Curso
1. Promover a integração entre a teoria e a prática de forma simples, facilitando o aprendizado por parte do aluno;

2. Desenvolver habilidades cognitivas que favoreçam a constante troca de experiência entre o corpo docente e discente;

3. Fornecer à sociedade profissionais com o “espírito” empreendedor e automotivado a fim de promover o melhor ao seu cliente.

Informações Gerais

Matriz Curricular

Mercado de Trabalho

São muitas as opções desses profissionais, pois além de poder atuar em empresas, como empresários e consultores, o Esteta Cosmetólogo pode optar por diversas áreas como:

Consultoria: atuar como consultor de empresas de cosméticos e de equipamentos para o ramo da estética ou como consultor de imagem pessoal.
Estética corporal: aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal.
Estética facial: empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.
Estética pré e pós-cirúrgica: atuar em parceria com o médico e aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas.
Maquiagem profissional: fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalhar com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, maquiagem feita por aerógrafo.
Massagem corporal: fazer massagem, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza.
Podologia: examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.
Terapia capilar: tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.
Visagismo: criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.