Direito

Sobre o Curso de Direito

O nosso Curso de Direito tem como objetivo oferecer uma educação de alta qualidade com foco em Agronegócio, alinhada à realidade socioeconômica de Goiás. Visa fornecer aos estudantes formação sólida e atualizada para lidar com as demandas em constante evolução nas ciências jurídicas e culturais. A instituição busca capacitar os futuros bacharéis em Direito a aplicarem raciocínio jurídico embasado em doutrinas, habilidades de comunicação persuasiva e análise crítica. A integração entre ensino, pesquisa, extensão e serviços à comunidade é prioritária. Além disso, fixamos fornecer uma formação multidisciplinar abrangente, preparando os alunos para a prática da advocacia em diversas esferas, bem como para carreiras jurídicas, como juízes, promotores e advogados.

Objetivos Específicos

– Contribuir para a formação humanística, técnico-jurídica e prática do acadêmico na permanente compreensão e aplicação do Direito.

 – Possibilitar o domínio dos fundamentos, da evolução e do conteúdo do ordenamento jurídico vigente.

 – Vincular o curso ao progresso tecnológico e às mutações da legislação, partindo do conhecimento da realidade, buscando resposta aos desafios criados pela competição nacional e internacional e em especial no âmbito do agronegócio, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

 – Possibilitar a participação do discente em atividades de pesquisa, que contribuam com a construção e aprimoramento do conhecimento científico-cultural, na assimilação e compreensão da sociedade em que está inserido.

 – Proporcionar a participação do aluno em atividades práticas e de extensão, através do Núcleo de Prática Jurídica e do Núcleo de Extensão e Pesquisa, nas diferentes áreas do Direito.

 – Promover a participação ativa dos alunos no processo didático, facilitando a sua compreensão da causalidade e finalidade sociais da norma jurídica como elemento dinâmico da sociedade, capacitando o discente a desenvolver formas judiciais e extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais, coletivos e difusos.

 – Proporcionar situações práticas do aprendizado do Direito, através do adequado conhecimento do exercício profissional, de seus problemas e responsabilidade, especialmente de ordem ética.

 – Habilitar o futuro bacharel em Direito para o exercício das profissões jurídicas públicas ou privadas, com ênfase em princípios éticos e de responsabilidade social;

O curso visa a formação de profissional que seja capaz de:

Aos predicados de dimensão humanística, técnico-científico e intelectual, do bacharel em Direito que se pretende formar, deve corresponder também nova atitude e aptidão moral, que venha a colocá-lo como protagonista de decisões na área pública ou privada.

– Formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar dos fenômenos jurídicos e das transformações sociais;

– Capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito, aliada ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade de permanente atualização;

– Autonomia para gerir seu processo de educação continuada;

– Capacidade para equacionar problemas e buscar soluções compatíveis com as exigências sociais;

– Senso ético-profissional, associado à responsabilidade social, com a compreensão da causalidade e finalidade das normas jurídicas e da busca constante da libertação do homem e do aprimoramento da sociedade;

– Visão atualizada do mundo e, em particular, consciência dos problemas regionais;

– Visão sustentável dos recursos naturais;

– Capacidade de desenvolver formas extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais, coletivos e difusos;

– Colaborar com a formação do comportamento do cidadão e com o desenvolvimento da cultura e do sentimento de solidariedade humana;

– Utilização do raciocínio lógico, de persuasão e de reflexão crítica;

– Julgamento e tomada de decisões;

– Atuação e interação em equipes multidisciplinares.

O Curso de Direito da Faclions deverá formar bacharéis que:

– Utilizem corretamente a linguagem jurídica, com clareza, precisão e propriedade, fluência verbal e riqueza de vocabulário.

– Tenham visão interdisciplinar do Direito, relacionando-o com os problemas sociais e compreendendo-o para além de um conjunto de normas;

– Desempenhem suas atividades profissionais de forma competente e ética, em quaisquer instâncias da esfera pública ou privada, e na defesa dos interesses legítimos do cidadão;

– Sejam capazes de desenvolver estratégias que permitam a superação da formação dogmática, permitindo-o pensar a legislação;

– Estejam em condições de contribuir para a adaptação das decisões judiciais às exigências de mudanças da sociedade brasileira;

– Estejam aptos a reconhecer a especificidade do desenvolvimento regional e seus problemas peculiares;

– Tomem decisões e saibam implementá-las no interesse da verdade e da justiça;

– Saibam utilizar a pesquisa de doutrina, legislação e jurisprudência como instrumentos profissionais;

– Identifiquem a melhor forma de organização de processos e atos jurídicos;

– Compreendam e dominem o entendimento pleno dos atos jurídicos e das decisões do Poder Judiciário;

– Adaptem, com sensibilidade e competência, o conhecimento jurídico à solução dos problemas humanos novos e àqueles do cotidiano forense;

– Defendam os direitos e interesses que lhe são confiados, zelem pelo prestígio e dignidade de sua categoria profissional e pelo aperfeiçoamento das instituições da ordem jurídica;

– Estejam capacitados para assumir uma postura inovadora frente ao Direito, visando adequá-lo à realidade sócio-econômica e às questões tecnológicas emergentes na região;

Informações Gerais

  • Duração: 5 anos
  • Turno: Matutino e Noturno
  • Coordenadora: Profª Mestre Neire Divina Mendonça
  • Email: [email protected]
  • Telefone: 3941-9500
  • Whatsapp: 98331-0097
  • MEC: Reconhecido pela portaria SERES Nº 45, Data de Publicação DOU 23/01/2015

Matriz Curricular

Deixe seu telefone que ligamos para você

É a Melhor Opção?

Defender uma ideia é com você mesmo. Se rola uma discussão, lá está você argumentando sobre um ponto de vista. Conheça um pouco mais sobre o que é o Direito:

O que é ser bacharel em Direito?

O bacharel em Direito exerce um papel fundamental na sociedade, pois conta com uma formação humanística e técnico jurídica para atender as demandas sociais, detectando dificuldades, buscando soluções e mecanismos de composição capazes de solucionar conflitos.

Quais as características necessárias para ser um bom bacharel em Direito?

– Senso crítico, boa memória e argumentação;
– Capacidade de reflexão, análise, negociação e convencimento;
– Gosto pela leitura e pesquisa, pelo debate e estudos;
– Habilidade para mediar conflitos e associar ideias;
– Autocontrole, autoconfiança, discrição e iniciativa;
– Capacidade de pensar e agir sob pressão;
– Espírito de investigação e interesse por temas da atualidade;
– Ser comunicativo e dominar o português formal são fundamentais.

Mercado de Trabalho

O Curso pretende formar bacharéis em Direito, com visão humanística, teórica e prática, aptos a ingressar nas carreiras jurídicas clássicas, como : Ministério Público, Magistratura, a Advocacia Pública e privada, assim como o exercício do magistério.

O aluno formado em Direito possui diversas oportunidades profissionais na esfera pública, privada ou ainda com o profissional autônomo e professor.
Vejamos a seguir algumas profissões exercidas por bacharéis em Direito:

 ADVOGADO: Representa cidadãos quando seus interesses estão em jogo, ou quando as leis não estão sendo cumpridas da forma como deveriam. É o advogado quem possui habilitação para postular junto aos órgãos do Poder Judiciário. O exercício da função é privativa aos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

– PROCURADORES: São os advogados aprovados em concurso público, que defendem os interesses da União, Estados, Municípios e suas autarquias. O advogado do Município é denominado Procurador do Município. O advogado do Estado é denominado Procurador Estadual. No caso da União, são denominados Advogados da União.

– DEFENSOR PÚBLICO: São os advogados aprovados em concurso público e contratados pelos Estados para prestar assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos considerados pela lei como necessitados.

– JUIZ: São os integrantes do Poder Judiciário e exercem a função jurisdicional do Estado, julgando as controvérsias jurídicas que lhe são submetidas. Para poder exercer tal atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público.

– PROMOTOR DE JUSTIÇA: É, por excelência, representante da sociedade e fiscal da lei e exercendo a função nas comarcas, por intermédio de Promotores de Justiça e, nos Tribunais, por Procuradores. Para que se possa exercer essa atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público.

– DELEGADO DE POLÍCIA: O delegado de polícia cabe, basicamente, presidir inquéritos e investigações policiais, com o objetivo de descobrir fato tido como ilícito penal, em todas as suas circunstâncias, bem como seu autor, prestando, em sua atuação, relevante auxílio ao Poder Judiciário. Prepara inquéritos, chefia investigações etc. Para poder exercer essa atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público.

– OUTRAS CARREIRAS: São também funções da carreira jurídica a de diplomata e de auxiliares da justiça: (escrivão e oficial de justiça, assessor parlamentar, professor, entre outras).

Estrutura física FacLions

Adequada à satisfação e necessidades dos alunos contendo: salas, biblioteca, laboratórios de informática, ampla área de convivência e área livre para estacionamento. Além disso, a FacLions conta com um Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ informatizado, responsável pela supervisão de estágios, onde o acadêmico realiza trabalhos voluntários e sociais de atendimento a pessoas carentes através do Serviço de Atendimentos Jurídicos.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Você tem alguma dúvida?
Converse conosco via WhatsApp