Administração

É a Melhor Opção?

Você sempre foi organizado, disciplinado, daqueles que fazem a mesada render até o final mês. Hoje, não sabe se prefere exatas ou humanas. Será que Administração é a carreira certa? Conheça um pouco mais sobre esta área.

O que é ser Administrador?

É organizar os diversos setores existentes dentro de uma empresa, por meio da criação de métodos, planejamento de atividades e orientações que tragam soluções para qualquer tipo de problema administrativo. Lida com cálculos de despesas e busca garantir a circulação das informações e orientações para assim evitar desperdícios e gastos desnecessários. Na FacLions o aluno conta com o Estágio Supervisionado, que facilita o ingresso do acadêmico no mercado de trabalho.

Quais as características necessárias para ser um bom Administrador?

– Capacidade de decisão, negociação, organização e planejamento
– Habilidade de adaptação a novas situações, mediar conflitos e resolver problemas práticos;
– Dinamismo, iniciativa, objetividade, espírito empreendedor e autoconfiança;
– Senso de responsabilidade e noções de prioridade.

Sobre o Curso

O Curso de Administração visa formar o administrador capaz de empreender ações planejadas, racionais, éticas no meio em que atua. Sua equipe de docentes está comprometida com a educação para a formação crítica, elemento necessário para proteger a sociedade de falsos valores, capazes de comprometer seu desenvolvimento como ambiente adequado para o pleno exercício da vida. Assim, a Faculdade Lions pretende formar profissionais dinâmicos, criativos, dotados de senso crítico e investigador.

Finalidade/Objetivo do Curso
1. Capacitar profissionais para as carreiras técnico-gerenciais dentro das organizações privadas e públicas, sobretudo nas áreas de marketing, planejamento, custos, finanças, produção, logística e recursos humanos, dentre outras;

2. Promover o desenvolvimento de empreendedores e gestores de seus próprios negócios, com atenção voltada para as oportunidades de mercado, capacitando-os para explorar as atividades empresariais dentro de um enfoque essencialmente inovador;

3. Formar líderes com uma visão ampla das necessidades sociais, os quais, em pontos chaves das organizações públicas e privadas, poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da responsabilidade socioambiental da sociedade;

4. Formar profissionais com habilidade técnica e conceitual para a solução de problemas das empresas e desenvolvimento de suas estratégias, orientando-se também para uma visão humanista no exercício da liderança e do trabalho em equipe.

Informações Gerais

  • Duração: 4 anos
  • Turno: Noturno
  • Coordenador: Profª Dr. Rosiane Dias Mota
  • Email: coord.administracao@faclions.org
  • MEC: Reconhecido pela Portaria MEC Nº 993, Data de Publicação DOU 09/05/2006

Matriz Curricular

Mercado de Trabalho

São muitas as opções desses profissionais, pois além de poder atuar em empresas, órgãos públicos, ou como empresários e consultores, o Administrador pode optar por outras áreas como: finanças, marketing, tecnologia e informação, recursos humanos, administração hospitalar, escolar, agroindustrial e muitas outras. Eis abaixo algumas áreas e especialidades:

– Administração de Empresas: organiza e dirige uma empresa, atuando em todas as áreas;
– Administração Agroindustrial: desenvolve projetos, controla a produção e dá assistência ao produtor do campo;
– Administração de Cooperativas: supervisionar e fiscalizar a entrada de recursos e distribuição de direitos entre os produtores;
– Comércio Exterior: trabalha especificamente com o mercado internacional, balança de comércio, taxas alfandegárias, importações e exportações;
– Controladoria: controla finanças, contabilidade, técnica de organização e métodos administrativos. Realiza auditorias;
– Marketing ou Mercadologia: trabalha com o mercado, fazendo pesquisas, orientando lançamento de produtos, orientação de vendas e publicidade;
– Orçamento e finanças: trabalha com mercado de capitais, bolsa de valores, aplicações, investimentos de empresas;
– Produção: controla a entrada e saída de suprimentos e os custos da produção;
– Recursos Humanos: faz seleção, treinamento e admissão de pessoal, define políticas de carreira, salário e benefícios, negocia com sindicatos;
– Administração do Terceiro Setor: planejamento estratégico das operações de ONG’s (Organizações Não Governamentais), como fundações e entidades filantrópicas, com vistas a capacitação de recursos e sua aplicação em projetos sociais, ambientais e educacionais, entre outros.

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação

Instrução Normativa nº01/2017, de 03 de janeiro de 2017.

 Estabelece o sistema de avaliação da aprendizagem discente, dos cursos de graduação da Faculdade Lions.

O Diretor Geral e Diretora Acadêmica da FacLions, no uso de suas atribuições, RESOLVEM:

 Art. 1º – Estabelecer que o sistema de avaliação da aprendizagem discente, dos cursos de graduação, será assim constituído:

  • AP1 – Avaliação Parcial (A ser aplicada no primeiro bimestre)
  • AP2 – Avaliação Parcial (A ser aplicada no segundo bimestre)
  • AVI – Avaliação Integradora

 Art. 2º – Será aprovado o aluno que ao longo do semestre conseguir média final (MF1), maior ou igual a 6,0 (seis) obtida da soma de AP1, AP2 mais AVI.

Sendo:

AP1= NT (Nota de Trabalhos) + NP (Nota da Prova) = 10 pontos vezes 0,4 = 4.0 pontos

AP2= NT (Nota de Trabalhos) + NP (Nota da Prova) = 10 pontos vezes 0,6 = 6,0 pontos

AVI = Avaliação Integradora = 2,0 pontos

 RESUMINDO:

Fórmula 1: AP1 = (NP+NT) x 0,4 = 4,0

Fórmula 2: AP2 = (NP+NT) x 0,6 = 6,0

Fórmula Final: MF1= AP1 + AP2 + AVI ≥ 6,0

 1º – Os pesos para cada item da fórmula ficam assim determinados:

NT (Nota de Trabalhos, que poderão ser: trabalhos escritos, seminários, banners, painéis, arguições orais, debates e participação em eventos da Faclions) para AP1 = 2,0 (dois) pontos NT (Nota de Trabalhos, que poderão ser: trabalhos escritos, seminários, banners, painéis, arguições orais, debates e participação em eventos da Faclions) para AP2 = 2,0 (dois) pontos. NP (Nota de Prova) tanto para AP1quanto para AP2 = 8,0 (oito) pontos.

AVI (Avaliação Integradora) = 2,0 (dois) pontos, não sendo atribuída para as disciplinas de Núcleo de Prática Jurídica, Monografias, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionados.

  • 2º – Caso a média ultrapasse a nota 10,0 (dez), não haverá remanejamento da nota para outra disciplina ou semestre.
  • 3º – A AVI será aplicada em data estabelecida em calendário, pelo professor que estiver ministrando aula, na turma, na data marcada.
  • 4º – As médias são apuradas até a primeira casa decimal, com arredondamento.
  • 5º – Em casos, que o aluno perder uma das avaliações de AP1 ou AP2, ele poderá solicitar a realização da avaliação substitutiva, contemplando todo o conteúdo do semestre letivo, em data estabelecida no calendário acadêmico.
  • 6º – A avaliação substitutiva terá data estabelecida em calendário e será composta somente por questões subjetivas e sem consulta.
  • 7º – A Avaliação de AVI não terá substitutiva.
  • 8º – O aluno terá no máximo 1 (uma) hora de tolerância para entrar na sala após início da prova, depois desse período não será permitida a sua entrada.
  • 9º – Nenhum aluno poderá deixar a sala de aula, em dia de prova, antes de decorrida 01 (uma) hora da realização da mesma.

 PARÁGRAFO ÚNICO: A fórmula de pesos não se aplica para as Disciplinas de TCC.

 Art. 3º – Independentemente dos demais resultados, é reprovado na disciplina, o aluno que não obtiver frequência de, no mínimo 75% (setenta e cinco) das aulas e demais atividades realizadas.

Art. 4– O aluno que deixar de comparecer às avaliações de AP1 ou AP2, poderá realizar prova substitutiva, desde que requerida no prazo previsto em calendário acadêmico e realizado o pagamento estabelecido pela Diretoria Financeira.

Art. 5º – O Pagamento da taxa estabelecida pela Diretoria Financeira, somente será isento nos seguintes casos:

  1. Motivos de doença, comprovado com atestado médico e que estejam contempladas e amparadas pelo Decreto 1.044/69;
  2. Óbito de familiar, sendo de primeiro grau de parentesco (pai, mãe e filhos).

Art. 6º – Para resolver futuros problemas em relação às notas, todas as provas (AP1, AP2 e atividades (trabalhos) que o professor tenha desenvolvido em sala e atribuído nota, deverão ser devolvidos aos alunos e os mesmos deverão guardá-los até que o seu diploma seja emitido. Em caso de solicitação de revisão de notas, cópias destes documentos serão solicitadas.

Art. 7º – O processo de revisão de provas será encaminhado ao professor da disciplina para se pronunciar, após seu conhecimento, a coordenação do curso nomeará uma comissão composta de no mínimo dois membros do corpo docente da respectiva área e, sob a presidência de um dos membros, proceder a revisão e dar o parecer final no prazo máximo de cinco dias úteis após nomeação.

  • 1º – O processo de revisão será na prova ou trabalho em sua totalidade, podendo a nota ser alterada para mais ou para menos. Não haverá processo de revisão para questões da prova ou partes de trabalhos.
  • 2º – Esta revisão será realizada em caráter final, não podendo haver nova solicitação para a mesma disciplina.
  • 3º – O prazo para solicitação do processo de revisão de faltas e notas (AP1, AP2 e será até 5º (quinto) dia da publicação de cada nota no site da Instituição, conforme calendário acadêmico. Não serão aceitos pedidos de semestres anteriores.
  • 4º – Para as atividades avaliativas do Núcleo de Prática Jurídica o pedido de revisão de nota, deverá ser pautado com a indicação de qual atividade a ser analisada, devendo o aluno fundamentar o pedido dizendo o porquê do pedido e justificando. Não será aceito pedido de forma genérica.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 8º – Os casos omissos nesta Instrução Normativa serão resolvidos pela Direção da Faculdade Lions.

Art. 9° – Esta Normativa entre em vigor a partir do dia 03 de janeiro de 2017 e revoga a todas as resoluções em contrário.

Goiânia, 03 de janeiro de 2017.