É a Melhor Opção?
Desde o dia 07 de março de 2018, a Câmara dos Deputados regulamentou a profissão de Esteta Cosmetólogo no País, onde passou-se a exigir do profissional diploma de graduação em curso de nível superior com concentração em estética e cosmética.
Com a graduação em Estética e Cosmética você aprende as técnicas e procedimentos para manutenção e melhoria da beleza nas áreas de maquiagem, estética capilar, facial e corporal.
O que é ser Cosmetólogo?
O esteticista é um profissional especializado em beleza e bem-estar. Ele atua no tratamento e embelezamento corporal, facial e capilar. Ele pode atuar em centros de estética, salões de beleza, SPAs, clínicas e hospitais auxiliando nutricionistas, dermatologistas, fisioterapeutas e cirurgiões.
Além de questões estéticas, o esteticista auxilia pacientes em tratamentos pós-cirúrgicos e vítimas de queimaduras.
Quais as características para ser um bom Esteta Cosmetólogo?
O diferencial do profissional esteta cosmetólogo está na sua personalização e no seu trabalha para criar uma marca única que seja referência no mercado, e o caminho para quem deseja entrar na competitividade do mercado cada vez mais igual em termos de recursos, estrutura, tecnologia, preços e tratamentos está no seu conhecimento, pois “o que você tem qualquer um pode ter. O que você é ninguém pode ser” (Eduardo Ferraz). Para isso é necessário ter algumas competências, entre elas:
Curiosidade: “O profissional com expertise em aprender, tem a humildade de descortinar novas oportunidades de aprendizado e é capaz de traçar objetivos de evolução. Ele cria novas experiências e pensa sobre elas, transformando o que viveu em práticas positivas, iniciando depois novos ciclos de aprendizado” (Abílio Diniz);
Criatividade: A qualificação técnica, associada às tecnologias e recursos disponíveis de nada serve, se não contar com o processo criativo do profissional capacitado, que será capaz de estabelecer a melhor combinação de ambos na busca de resultados e soluções;
Empatia: Colocar-se no lugar do seu cliente fazendo por ele aquilo gostaria que fosse feito com você. Ouvir 80% e falar 20% é a regra para quem deseja criar uma relação de confiança com o cliente no momento da avaliação. É preciso ouvir, entender as reais necessidades do ponto de vista do cliente, respeitando o que é importante para ele, sem julgar ou deduzir que sabe mais do que o próprio cliente,
Humildade: Ter humildade profissional é enxergar além da sua formação, e número de títulos conquistados. É a capacidade sincera e madura de enxergar oportunidade de desenvolvimento em si mesmo continuamente. É investir no autoconhecimento, na atualização constante de conhecimento técnico e desenvolvimento comportamental.
Ousadia: Arriscar é sair do fluxo. Abrir a mente para um mundo novo, cheio de possibilidades ainda não exploradas pela grande maioria hipnotizada pelos antigos paradigmas. Arriscar é criar novas alternativas profissionais, criar novas demandas, arriscar em novos segmentos e áreas, ser empreendedor do seu sonho, gerar novas necessidades e ideias, explorar o intocado.
Paixão: Paixão é a força que impulsiona, encanta, contamina e conquista. Quando a paixão alimenta nosso propósito profissional, a trajetória e desafios não são fardos, são aprendizados que nos aproximam mais rapidamente do nosso sonho. Assim, sentir paixão pelo que fazemos constitui hoje um diferencial.